23 de novembro de 2015

Coluna ANTENA do Jornal Panorama Regional, edição de 13/11/15

 • Não bastassem todas as tolices e engodos 'artísticos' presentes na Bienal do Mercosul, um gênio da arte inventou de prender uns papagaios em gaiola na Usina do Gasômetro. Os animais ficam confinados, em meio à barulheira do público, sob estresse. Houve protesto de ativistas no último final de semana, e uma vereadora ingresssou com ação na Justiça para retirada dos papagaios. Em um momento que a sociedade já começa a rever a existência de zoológicos, e países como a Índia proíbem aves em gaiolas, essa 'arte' é constrangedora e um retrocesso.

 • Nunca vi uma Feira do Livro de Porto Alegre tão magra, com tão pouco público e com tantos espaços vazios entre as bancas. Mas, como todo evento, a divulgação oficial diz que é 'sucesso de público'.

 • A mineração polui de 64 a 102 bilhões de litros de água por ano. É a maior fonte de contaminação por ácido sulfúrico e metais pesados em lençóis freáticos e ecossistemas aquáticos no mundo.

 • "Nunca é tarde demais para abandonar nossos preconceitos. Não se pode confiar às cegas em nenhuma maneira de pensar ou de agir, por mais antiga que seja. O que hoje todo mundo repete ou aceita em silêncio como verdade amanhã pode se revelar falso, mera bruma de opinião que alguns tomam como uma nuvem de chuva que fertilizaria seus campos". Frase de Henry David Thoreau, autor do clássico 'Desobediência Civil'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário