21 de agosto de 2014

Pizzas veganas que impressionam as visitas

Nada como uma boa pizza, quentinha e crocante. Os veganos têm uma infinidade de opções rápidas, baratas e deliciosas. Quando não se topa fazer a massa, basta procurar massas pré-prontas sem ingredientes de origem animal - a da foto é marca Romena, que custa menos de R$ 3. O 'catupiry' que faço é uma espécie de cream cheese, ainda sendo desenvolvido - leva leita de soja, azeite, vinage, batata, levedura de cerveja e linhaça. Na cobertura, cebola com azeitona, e champignon com milho, tudo coberto com orégano e chia. O toque final é um molho bolonhesa feito com PVT, refogado de tomate, alho e curry. As visitas saem satisfeitas e impressionadas.


Animais silvestres sobrevivendo como podem

Dias atrás, um enorme urubu foi visto em plena avenia Nilo Peçanha, próximo à Carlos Gomes. A ave pousara em um dos últimos andares de um grande e chique prédio, alheio ao turbilhão automobilístico de praxe. O local parecia estar - ainda - vazio, pois temi que alguém abrisse uma janela, já com um pedaçõ de pau na mão. Não era possível enxergar a existência de ninho. Os animais silvestres, sobreviventes da louca expansão das cidades, têm que se virar como podem.

Não compre, adote


Da série 'Vida frugal'

Na foto, alface, couve, alho, banana, maçã, shoyu sem glutamato monossódico, cebola - R$ 1 cada pacote, sushi vegano e pãezinhos chineses

Um dos primeiros passos para se migrar para uma vida frugal é reduzir progressivamente a ditadura do supermercado. A 'facilidade' que esses locais oferecem é convertida em preços desnecessariamente mais altos. Uma das saídas é procurar pelas feiras modelos, cujos horários e endereços estão no site da Smic. Bons produtos, ambiente acolhedor para se fazer novas amizades, oportunidade para se dar uma caminhada e preços irrisórios. Com o valor de uma ida rápida ao supermercado, é possível comprar na feira mantimentos para vários dias - até porque os legumes de lá têm alta durabilidade, ao contrários daqueles do super. É mais uma das evoluções dentro do veganismo, questionando o sistema e permitindo, sem dificuldades, viver melhor e trabalhando menos para poder pagar o 'a mais'.