13 de agosto de 2014

Da série 'O buraco que se recusa a ir embora'

Novas obras tentam resolver o problema  de um dos buracos insistentes na rua Freire Alemão, bairro Auxiliadora / Montserrat. O ponto fica entre a Eudoro Berlink e Fabrício Pillar, e há décadas é acompanhado por moradores e por quem transita pelo local, conforme noticiado por este blog em http://diretodeportoalegre.blogspot.com.br/2014/08/o-buraco-que-se-recusa-ir-embora.html. Nesta terça-feira, 12, uma equipe trabalhava no local, que estava com uma considerável profundidade.

Direto de Porto Alegre é notícia



O lançamento do blog Direto de Porto Alegre foi noticiado em dois improtantes sites do Rio Grande do Sul, Coletiva.net e De Olhos e Ouvidos, do jornalista e escritor Olides Canton. Registre-se nosso agradecimento, extendido às pessoas que estão divulgando nas redes sociais.


De Taiwan para as feiras de Porto Alegre



Nas feiras-modelo de terça e sábado, no Largo Zumbi dos Palmares e rua Irmão José Otão / Vasco da Gama, respectivamente, a dica para veganos é a 'banca de Taiwan'. Dois simpátcios orientais, Cintia e Hilário, vendem especiarias, produtos naturais e comida chinesa. A base dos produtos é vegetariana, mas os veganos têm deliciosas opções, como o 'rolão' primavera, que se assemalha ao rolinho primavera dos restaurantes chineses, mas é do tamanho de uma panqueca, e não é frito. O mais procurado é o pãozinho chinês, recheado com legumes e gengibre, vendido em sacos de vinte unidades. Para quem gosta de sushi, basta solicitar o que não leva ovo. Às vezes há também a tradicional proteína de soja agridoce, caramelada, congelada. Quem prefere pilotar o próprio fogão pode se arriscar a comprar o fungo preto, que vem prensado e desidratado em uma pequena caixinha com aspecto vintage. Depois de colocado na água, o fungo multiplica seu tamanho, e passa a ter um aspecto de repolho negro ou "orelha de alienígena", como já escutei. Ambas as feiras funcionam das 15h30min às 20h, aproximadamente, com preços sensivelmente abaixo dos supermercados e quitandas.


Cuba vista por Lisette Guerra



Inaugurou no dia 7, no segundo andar da Usina do Gasômetro, a exposição 'Cuba', da fotógrafa Lisette Guerra. O enfoque é a beleza natural e urbana daquele país caribenho, sua gente e suas peculiaridades. As fotos em exibição fazem parte de um livro homônimo, vendido no local a R$ 100, enquanto que "nas lojas está R$ 180", informa a atendente. Sem críticas sociais ou ideológicas, a mostra traz belas imagens, multicoloridas, e só. A exposição segue até o dia 14 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca.