7 de agosto de 2014

O passado guardado para revenda



Na 'rua dos antiquários', entre o Centro e a Cidade Baixa, o que não faltam são surpresas. Nesta loja, a quantidade de itens diferentes impressiona. São garrafas, vidrinhos, discos de vinil, rádios, equipamentos, latas, brinquedos e até uma caçarola. "O que o senhor procura? Tenho muito mais no depósito", perguntou a dona. Prometi voltar lá outro dia, sem pressa, para poder garimpar entre tantas preciosidades.

De arte urbana e eleições


Veganos têm boa opção de almoço no Formosa



Na última terça-feira, 5, almocei no restaurante chinês Formosa, o que não fazia há alguns anos. Como grande parte dos restrauntes chineses de Porto Alegre, o Formosa tem cardápio ovolactovegetariano, com algumas opções para veganos, como eu.

Nas fotos, a combinação que recomendo: proteína texturizada agridoce caramelada, rolinho primavera, pãozinho chinês recheado, mamão papaya, cenoura e brócolis, entre os pratos sem ingredientes de origem animal. A comida é bem salgada, especialmente no agridoce, então a fruta ajuda a contrabalançar. Mas prepare-se para beber bastante água ao longo do dia, após a refeição. O Formosa fica na rua Jerônimo Coelho, quase esquina com Duque de Caxias, em frente ao Hotel Embaixador, com pandas desenhados na fachada. O buffet livre custa R$ 15, com chá de cortesia.

O buraco que se recusa a ir embora

Foto: Marcio de Almeida Bueno

Foto batida nos primeiros dias de agosto

Na rua Freire Alemão, quase esquina com Fabrício Pillar, no bairro Auxiliadora / Montserrat, há um buraco que se recusa a ir embora. Na semana passada, uma equipe trabalhava em uma grande cratera. Finalizada a obra, em poucos dias o local voltou a se abrir.

Morei doze anos ali naquela rua, e via que em alguns mesmos pontos sempre um buraco acaba se abrindo. Depois de chuvaradas, é praticamente certo. Moradores já se habituaram a marcar o lugar - com galhos, madeira ou entulho - a fim de alertar os motoristas e pedestres.

Uma espécie de rio subterrâneo passa ao longo da via, e até recentemente era possível vê-lo através de uma abertura na calçada da 24 de Outubro, hoje devidamente tampada. Há uma erosão constante, e o perigo de alguém ser engolido pelo asfalto que, aparentemente, cobre um chão sólido. Não quero pensar no horror de uma pessoa ou animal de rua pisar ali no momento que a 'casca' está fina.

Desta vez, simpáticos balões avisam que a buraqueira segue comemorando aniversário. No dia seguinte à foto, o buraco havia sido tapado provisoriamente com areia.