4 de novembro de 2014

1ª Feira Vegana de Porto Alegre é neste domingo


Utilidade pública


do Jornal do Comércio: Jornal do Comércio promove troca de livros durante a feira

Marcio e Ellen participaram da troca de livros no Estande do Jornal do Comércio

Estimular a leitura e promover a interação entre os visitantes da 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre é um dos objetivos do Jornal do Comércio. Este ano o estande, localizado na área central da feira, está promovendo troca de livros. Os visitantes podem trazer as obras que não querem mais e trocar por outras.

A bióloga Ellen Augusta e o jornalista Marcio de Almeida Bueno sempre visitam o estande do Jornal do Comércio durante a feira. “Sempre tive biblioteca desde criança, portanto, tenho muitos livros em casa”, comenta Bueno. Os dois trouxeram alguns exemplares da sua coleção, que já estão esperando por novos donos aqui no estande.

Publicado originalmente em http://jcrs.uol.com.br/acontecendo/jornal-do-comercio-promove-troca-de-livros-durante-a-feira/.

Natureza quadriculada ou 'se tem animal e lucro, tem arame farpado'

Por Marcio de Almeida Bueno

A primeira conversa pega-trouxa que autoridades em geral e representantes do setor da pecuária repetem é ‘desenvolvimento sustentável’. Senão, vejamos. O Brasil ocupa a segunda posição em termos de rebanho de gado bovino, perdendo apenas para a Índia. Dados do Censo 2010 apontam 200 milhões de vacas e bois no país, sendo Corumbá, no MS, a cidade com maior população bovina - dois milhões. Já cai por terra o mito do Sítio da Vovó Donalda, onde há apenas uma vaca - com nome próprio, flor na orelha, fita na cabeça - que parece viver como um animal de estimação.

Ainda tem ingênuos que pensam a pecuária como uma atividade de manter o gado por toda a vida em bucólicos gramados, dando toda a assistência - 'a vida que pedi a Deus' - até que um dia ZAP!, tão rápido quanto um piscar de olhos, é feito um acerto de contas para dar de comer às legiões de esfomeados. Miseráveis esfomeados x vacas gordas usufruindo de spa em meio à natureza - eis como a coisa parece ser posta, na argumentação de alguns teimosos.

Há sempre um arame farpado separando a manada do resto da natureza. E especialmente de sua própria natureza, de correr um pouco, andar para qualquer lugar que não seja a rota do brete. Cada vez mais, é mais gado em menos espaço, em mais áreas - inclusive locais sagrados como Amazônia e Pantanal. Mas isso não conta na hora de reunir os amigos para um domingo de alegria. De outra forma, não flui.

Então temos que engolir um novo termo moldado de acordo com os novos tempos - desenvolvimento sustentável - e que parece aplacar o remorso que o cidadão comum começa a ter, ao ver as sacudidas da natureza. Lentamente, Tico e Teco vão se dando as mãos. Alguém fala que não come carne - e, estranhamente, não caiu fulminado por um doença terrível minutos depois, nem por um raio enviado dos céus. Pelo contrário, até está com exames de sangue melhorzinhos. A próstata agradece, inclusive.

Mas o termo serve pra acalmar qualquer leve desespero, tentativa de reflexão que venha a questionar o modus operandi deste nosso sistema de ruralistas fazendo crer que o desenvolvimento é para todos, sem conta bancaria própria no meio. Como se escravizar os animais para fins de lucro, com arames farpados para manter controle, seja algo que se deva agradecer. E depois os açougues distribuem a carne à legião de esfomeados, claro.

E a natureza, essa coisa amorfa que cabe no discurso de qualquer aventureiro, está se tornando quadriculada, em nome de um orgulho pela pujança de terceiros. Que, de alguma forma, incluem no pacote do progresso qualquer um que pegue uns bons cortes de carne no açougue, para o próximo domingo. De graça, claro.

Voluntários ao poente

O poente em Porto Alegre afeta até a Voluntários da Pátria, passado o alvoroço do horário de expediente.

Cartaz-paródia satiriza Sartori

Passadas as eleições, este hilário cartaz na Independência com Fernandes Vieira debocha do novo governador.

Ao vivo na Rua da Praia

Na Rua da Praia, a banda manda ver no improviso, e o mendigo assiste a tudo na primeira fila. O baterista é muito bom, e até deixa o guitarrista meio inibido.