7 de agosto de 2014

O buraco que se recusa a ir embora

Foto: Marcio de Almeida Bueno

Foto batida nos primeiros dias de agosto

Na rua Freire Alemão, quase esquina com Fabrício Pillar, no bairro Auxiliadora / Montserrat, há um buraco que se recusa a ir embora. Na semana passada, uma equipe trabalhava em uma grande cratera. Finalizada a obra, em poucos dias o local voltou a se abrir.

Morei doze anos ali naquela rua, e via que em alguns mesmos pontos sempre um buraco acaba se abrindo. Depois de chuvaradas, é praticamente certo. Moradores já se habituaram a marcar o lugar - com galhos, madeira ou entulho - a fim de alertar os motoristas e pedestres.

Uma espécie de rio subterrâneo passa ao longo da via, e até recentemente era possível vê-lo através de uma abertura na calçada da 24 de Outubro, hoje devidamente tampada. Há uma erosão constante, e o perigo de alguém ser engolido pelo asfalto que, aparentemente, cobre um chão sólido. Não quero pensar no horror de uma pessoa ou animal de rua pisar ali no momento que a 'casca' está fina.

Desta vez, simpáticos balões avisam que a buraqueira segue comemorando aniversário. No dia seguinte à foto, o buraco havia sido tapado provisoriamente com areia.

Um comentário:

  1. Pois é parece que o crescimento das cidades acompanha estes perigos e faltam ações para saná-laos.

    ResponderExcluir